O fantasma do flagelo da seca está voltando a assombrar os itapiunenses, principalmente quem vive no Interior do município e depende da pesca nos açudes para sobreviver. A maioria dos reservatórios estão secos, ou pertinho da água acabar.
O Açude Castro, principal reservatório de Itapiúna, se encontra com 1,16% de sua capacidade. A Previsão para ficar totalmente seco é em novembro ou dezembro do corrente ano, de acordo com a Cogerh.
A água está começando a cheirar mal. A pesca está cada vez mais escassa e quem ainda insiste em entrar no açude consegue pegar apensas algumas piabas.
Os pescadores que olham o açude castro com pouca água, não escondem a tristeza. O pescador joão Lima diz que nunca tinha visto o açude tão seco.
O açude Castro tem história no município, local aonde muitos pescadores tiravam seu sustento, onde amigos e comunidade em geral visitavam em busca de lazer e diversão.
Hoje a situação é crítica, o açude Castro está em colapso. Só resta esperar a chegada das chuvas e torcer para que ele um dia, volte a ser fonte de alegria e sustento para todos itapiunenses.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário